A Boeing recebeu nesta segunda-feira (12), na fábrica de Renton, no estado americano de Washington, a fuselagem para o primeiro exemplar dos cinco P-8A Poseidon adquiridos pela Força Aérea Real da Noruega.
+Airbus vai participar do desenvolvimento de comunicação a laser para aviões
+Marinha finaliza reconstrução de avião AF-1B Skyhawk acidentado em 2016
+Chineses criam tecido inteligente capaz de funcionar como um smartphone
No país europeu, o P-8A Poseidon vai substituir uma frota composta por seis P-3 Orions e três jatos executivos Dassault Falcon 20 adaptados para uso em vigilância marítima. A primeira aeronave do lote deverá ser entregue até o fim deste ano.
Avião de patrulha marítima baseada no Boeing 737 NG, o P-8A Poseidon tem sua montagem iniciada na mesma linha de montagem do avião comercial de passageiros e carga, realizada pela Spirit AeroSystems, passando posteriormente por um processo de instalação de novos cabeamentos e equipamentos necessários para o uso militar.
Por fim, o avião é levado para a divisão de defesa da Boeing, onde recebe a instalação de todos dos sistemas militares e passa pelos testes antes da entrega para o operador. Até o momento, o fabricante entregou 104 aeronaves do modelo P-8 para a Marinha dos Estados Unidos e também para Austrália, Índia e Reino Unido.